domingo, 19 de maio de 2013

Um olhar sobre a natureza - EXPOSIÇÃO

A nossa turma exibe, no átrio da escola sede do agrupamento, uma exposição de fotografia sobre o tema " Um olhar sobre a natureza", resultado de uma visita de estudo que realizámos ao Planalto Beirão, ao percurso pedestre Rota dos Moinhos e ao Parque Eólico do Caramulo.
Nesta visita fomos acompanhados por alguns professores da turma e pelo Grupo TPC (Trabalho de Professores na Comunidade) que nos cederam as máquinas fotográficas e apoiaram no trabalho de revelação das fotos.

Alguns trabalhos que realizámos nas aulas ... e os locais que visitámos!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Impressões sobre o percurso pedestre Figueiró-Torredeita...

Na aula de português visionámos as fotos que tirámos no percurso até Torredeita.
Cada fotografia tinha um número que sorteámos entre nós. Depois do sorteio, cada aluno teve de escrever um pequeno texto sobre essa fotografia ...
Foi um desafio difícil... mas que ultrapassámos :)

Quando vi a paisagem do Rio de Asnes pensei em tirar uma fotografia de cá de cima da ponte. Porque achei-a uma paisagem muito bonita. Era uma água tão cristalina que até dava vontade de beber. À volta havia campos cultivados e ouvia-se as rãs a coaxar felizes por a água ainda não estar poluída.

Ribeira de Asnes em Mosteirinho - texto de Mário

Na estação de  Torredeita vimos um comboio com um conjunto de carruagens e pensei em ti, amor. Podíamos dar uma volta muito grande por estes caminhos antigos , numa carruagem só para nós, com um Champanhe só para nós dois, com música romântica e luzes de discoteca.

Comboio em Torredeita - texto de Daniel

A olhar para esta flor lembrei-me de ti, para te dizer meu amor que és tudo para mim.
Nos campos verdejantes vi flores lindas como tu.
Gostaria que partilhasses comigo este momento belo que a Natureza me proporcionou.
Convido-te para um passeio romântico...

Pormenor floral - texto de Misael

Ao ver esta imagem entendi como a Natureza é perfeita. Até no meio das pedras nasce água! É uma coisa linda. A imagem revela-nos como até as coisas que achamos que não são importantes fazem sentido. A Natureza é perfeita.

Pelo caminho uma queda de água - Texto de Rafaela Russo

Eu não fui, mas pelas fotos que eu vi achei a paisagem muito bonita, as cores das flores muito engraçadas e foi uma pena não ter ido.

Urze e giesta - Texto de Corália

Estávamos cansados já de tanto andar e sentámo-nos no apeadeiro de Mosteirinho, quando resolvemos tirar uma foto para um dia voltar a recordar aquele momento com os meus amigos.

Apeadeiro de Mosteirinho - texto de Rafaela António

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Visita ao Planetário de Torredeita

No dia 13 de maio visitámos o Planetário de Torredeita.
Fizemos o percurso Figueiró-Torredeita a pé pela ecopista do Dão.
Foi um passeio muito animado ...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Visita ao Museu do Quartzo

Na visita de estudo ao museu ficámos a conhecer o filão de quartzo existente no Monte de Santa Luzia, em Viseu, local onde está construído o Museu. No interior do museu pudemos apreciar uma exposição de rochas de vários tipos : magmáticas, sedimentares e metamórficas. Ainda realizámos jogos interativos sobre as rochas, os minerais e as moléculas que os constituem.

Noutra zona do museu estava a decorrer uma exposição sobre insetos. Havia um jogo no qual tínhamos de descobrir a ordem a que pertenciam os insetos expostos. Consoante as características dos insetos que escolhêssemos, realizávamos um percurso que nos levava ao expositor onde estava explicada e ilustrada a ORDEM desse inseto.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Centro de Monitorização da Balsa

No âmbito do tema " Do desperdício à utilidade", realizámos uma visita de estudo ao centro de monitorização da Balsa, onde recordámos os cuidados a ter com a reciclagem e a separação do lixo doméstico.
Como estávamos próximo da celebração do Dia da Mãe, fizemos umas bonitas flores com o aproveitamento de garrafas pet ( plástico).

domingo, 5 de maio de 2013

A nossa HORTA!

Nas aulas de Ciências Físicas e Naturais e de Ciências Naturais iniciámos uma pequena horta. Reutilizámos garrafas de plástico para construirmos a horta.